domingo, 5 de julho de 2009

Isto é Arte

Isto é uma fotografia artística,primeiro porque me apetece que seja, depois porque eu digo que é, em seguida porque os retratados se encontram no local destinado a um determinado objecto artístico em pleno espaço expositivo.
Podemos dizer que se trata dum ready-made performativo dadaísta. Porquê? Porque sim.
Mas para não me ficar só pela minha grandiosidade e prepotência, fui investigar.
Giulio Carlo Argan1 afirma que qualquer que seja a relação do objecto artístico com a realidade objectiva, uma forma (configuração visível) é sempre qualquer coisa dada a perceber, uma mensagem dada através da percepção. Ora, como se pode constatar, a mensagem na imagem é óbvia, eu sou esplendorosa, o Sérgio sempre é um homem alto e a Cláudia uma grande fotografa.
Argan diz ainda, que «uma obra é vista como obra de arte quando tem importância na historia da arte e contribuiu para a formação e desenvolvimento de uma cultura artística.» Mais uma vez, constato o óbvio, se o público não entende o que vê é porque está mal formado ou a obra não é para ser fruída. No caso do espaço onde foi feita a fotografia, tratava-se dum pardieiro com móveis Ikea/Moviflor (o que quiserem!). É neste contexto que surge esta manifestação artística de clara revolta contra a pseudo-arte por aí exibida.

1 ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio - Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. pp. 14-19

2 comentários:

Unknown disse...

Incomparavelmtente melhor que a exposição é, sem "sombra" de dúvidas, a qualidade da fotógrafa e da fotografada.

Mafalda disse...

altamente!!!!!