quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Anjos na terra

Ao Diogo e à Ângela. Os meus irmãos de Vida, que é muito mais do que este percurso de memórias, erros e conquistas.

Todas as pessoas são especiais, únicas e irrepetíveis e, por isso mesmo, todas fazem falta no mundo. Só pelo facto de existirem, as pessoas que vivem em cada época fazem toda a diferença. Basta uma deixar de existir para tudo mudar no mundo.
Parece impossível mas é verdade. Quando os cientistas falam no «efeito borboleta» e dizem que basta uma borboleta bater as asas em Pequim para provocar uma tempestade na Califórnia estão a demonstrar, primeiro, que existe uma ordem cósmica onde nada acontece por acaso e, depois, que a menor variação no planeta pode assumir proporções consideráveis.
Se atirarmos uma pedra para o lago, as pequenas ondas concêntricas movem-se e criam ondas maiores que, por sua vez, criam outras maiores. Com as pessoas passa-se exactamente o mesmo. O mundo individual de cada uma mexe com a ordem do mundo e das coisas e basta-nos ter a noção de que a vida é feita de pequenas, grandes e médias opções para ter a certeza de que o mais pequeno gesto e a palavra mais simples fazem toda a diferença no mundo que nos rodeia.
[...]
A ideia de nos cruzarmso todos os dias com esta espécie de anjos é uma ideia muito feliz. Umas vezes porque sentimos que são eles que nos ajudam e outras porque, mesmo quando não acreditamos, somos nós que os ajudamos.

Laurinda Alves - Xis ideias para pensar. Oficina do Livro, 2000.

2 comentários:

A "Alfacinha" disse...

lindo*

Mafalda disse...

lindo*
[o comment de cima tb é meu..lol]